top of page

COMO TRANSFORMAR INSEGURANÇA EM AUTOCONFIANÇA

A autoconfiança é o oposto da insegurança. Se você se sente inseguro, pode ter dificuldade de sentir-se capaz e confiante para conquistar algum abjetivo profissional, para terem um relacionamento amoroso satisfatório ou para relacionar-se socialmente. A sua insegurança pode estar te boicotando de atingir o seu potencial.


DE ONDE VEM A INSEGURANÇA?

Quando você sente-se inseguro quer dizer que não acredita, não confia em você mesmo. E de onde vem a insegurança? Ela vem da infância. A insegurança ou a autoconfiança cresce com você na mesma medida em que foi incentivado a ser você mesmo com palavras e gestos de amor e aceitação de seus pais e das pessoas importantes para você na sua infância. Pessoas inseguras geralmente passaram por sentimentos de abandono, rejeição e não aceitação de quem são na infância. Assim a criança cresce acreditando que simplesmente ser ela mesma não é o suficiente para receber amor. E começa a acreditar que precisa ser diferente, encaixar-se, fazer mais para ser aceita. Começam a criar-se crenças limitantes e negativas sobre sua autoimagem.

Assim você cresce, amadurece, mas a sua criança insegura acaba tomando conta dos seus pensamentos e sentimentos e vem a insegurança... não vou conseguir, nunca vou chegar lá, isso é um sonho inalcançável para mim, não sou bom o suficiente, preciso fazer mais, ter mais, me dedicar mais... você se identifica com essas frases? Pois é... elas não estão falando a verdade sobre você, elas são o que a sua criança acredita que você é.



COMO TRANSFORMAR ESSA REALIDADE INTERNA?

Mas como passar da insegurança para autoconfiança então? Você precisa olhar para sua criança insegura. E aqui vai um exercício prático para começar a mudar as crenças que ela criou e que hoje limitam a realização dos seus sonhos!


RESGATE SUA CRIANÇA

Encontre duas fotos da sua infância, uma em que você está alegre, que você gosta de se ver. E outra que você não gosta muito, que sente vergonha ou rejeita a sua criança. Se você não tem fotos, pode imaginar essas duas situações e representa-las através de um desenho ou uma frase em um papel.


DEDIQUE-SE AO RITUAL

Durante 21 dias você vai se conectar com essas duas situações da tua infância. Uma vez ao dia você vai olhar para criança que você gosta e dizer para ela: Eu te vejo, é muito bom relembrar de você. Eu tenho um bom lugar para você no meu coração. E para criança que você rejeita você vai dizer: Agora eu me abro para ver você. Eu abro meu coração para receber você do jeito que você é. Eu tenho um bom lugar para você no meu coração.


CONECTE-SE CONSIGO MESMO

Tente realmente conectar seus sentimentos nesse momento. Se você encontrar dificuldade, não desista! Você pode falar as frases em voz alta, isso já vai fazer um movimento positivo em você. Com esse exercício você estará relembrando e reforçando a sua criança forte e livre e ao mesmo tempo integrando e nutrido a sua criança rejeitada, para que ela possa sentir-se parte e amada novamente. Esse movimento dentro de você proporciona uma transformação da sua autoimagem e por consequência a sua autoconfiança.



OUTRAS DICAS

Reflita e comece essa mudança de dentro para fora.


1. Assuma responsabilidade pelos seus sentimentos e sua história.

Não culpe seus pais ou outras pessoas da sua infância pela sua insegurança. Tudo que você passou te fez quem você é hoje. Ficar no vitimismo tira a sua força.


2. Você pode cuidar de você.

Para de autojulgar-se, seja gentil com seus “erros” e comece a reconhecer suas conquistas. Parabenize-se!


3. Pratique o autoamor.

Identifique quais as coisas que te dão prazer, desde as mais simples até as mais complexas. Priorize essas escolhas no seu dia-a-dia. Escolha-se!


4. Sorria para suas dificuldades.

Olhe para elas com amor, aceite que nesse momento elas te acompanham e trate-se com carinho. Se você fizer isso, elas vão se transformar em aprendizados e virtudes.


TRANSFORMAR É UM PROCESSO, CONTE COMIGO!

Esse processo de transformação da insegurança em autoconfiança está dentro de você! Você pode começar com essas dicas para trazer mais leveza para o seu dia-a-dia, pois na medida em que você aprende a se acolher e a se amar, a autoconfiança vai surgindo naturalmente. Mas é claro, isso tudo é um processo! Você pode passar por isso com um acompanhamento profissional, que irá te guiar nessa jornada de autodescoberta das suas maiores qualidades e potencialidades. Procure um profissional qualificado e que você se identifique para iniciar o seu tratamento.


Toda essa reflexão faz sentido para você? Espero que ela sirva de inspiração para que você não só transforme a sua insegurança em autoconfiança, mas também melhore muito a sua qualidade de vida a partir do autoconhecimento. E se precisar de um suporte com isso, conte comigo!


 

Flávia Takarada é Psicóloga e Consteladora Familiar há 6 anos. Formada pela escola alemã de Hellinger Schule em Constelações Familiares, possui estudos no Brasil e no Exterior. Atualmente realiza atendimentos individuais, palestras e cursos online. Administradora do Larmonía Coworking, um coworking para terapeutas na cidade de Caxias do Sul/RS.

É co-criadora da Jornada Amor em Mim, um curso vivencial online de resgate do Autoamor.

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page